quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Hoje dia 3 de Fevereiro tem inicio o ano 4648 da era chinesa, ano do coelho, e para alimentar o coelho o melhor é seguir quem sabe, e por isso aproveitar para plantar manjericos (já por aí andam poucos...!!!), crisântemo, sécias e paciências (abusar destas pois bem fazem falta para no dia a dia enfrentar o tal de stress). Diz o ditado que EM FEVEREIRO CHUVA, EM AGOSTO UVA, por isso aguardar e confirmar.
Hoje dia 3 de Fevereiro é recordado o dia em que Yasser Arafat foi nomeado líder para a libertação da Palestina, decorria o ano de 1969, (talvez por isso tenha saído tudo ao contrario... talvez!!).
Hoje dia 3 de Fevereiro assinala-se na povoação de Barroja o dia que durante alguns largos anos foi considerado como o mais importante do ano, o dia do patrono S. Brás.
S. Brás que nasceu na Arménia por volta do século III, sabe-se que foi médico de profissão, todo o seu trabalho se desenvolveu a favor dos pobres e dos enfermos, viveu afastado da cidade e só se deslocava para lá quando as suas obrigações assim o determinavam.


Na altura da perseguição aos cristãos em 323, São Brás, conhecido pela sua extrema bondade, santidade e milagres, é preso pelo anticristão Agrícola, que governava a Capadócia e a Arménia, e obrigado a adorar os deuses pagãos. Negou-se e foi posto no ecúleo (cavalete da tortura), sendo torturado com "Pentes de ferro" , lançado a um lago de água gelada e por fim degolado.
O corpo, recolhido pelos cristãos, terá sido colocado numa pequena igreja em Sebaste. Mais tarde, foi trasladado para a actual basílica, cuja localização recebeu o nome de Monte São Brás. É considerado o protector contra as doenças de garganta porque, segundo as actas da sua vida, salvou da morte um menino em cuja garganta se alojara uma espinha.
A partir do séc. XI , começa a ter grande devoção que passou a ser-lhe dedicada em Roma, onde lhe erigiram trinta e cinco igrejas.Está também associado aos milagres que operou nos animais. Os cardadores invocam-no como seu patrono, devido a ter sido martirizado com os «pentes» de ferro, objectos que utilizam na sua profissão. Neste dia os festejos estão relacionados com o cumprimento de promessas e na bênção dos animais, levados às muitas igrejas e capelas erigidas , em cidades, vilas e aldeias portuguesas.

Barroja também se engloba nestes festejos e com a sua dimensão vontade e crença, S. Brás anos após anos foi, é e será venerado e relembrado ,inicialmente na sua data original de 3 de Fevereiro com a realização de uma festa , numa segunda fase neste dia é celebrada missa na capela de S. Brás e o ponto alto dos festejos a serem englobados na festa da L.A.Barroja no inicio de Setembro, mais recentemente a voltar a sofrer alteração com a data a fixar-se em Agosto.Alguns registos aqui ficam de diversas épocas mas sempre com a mesma fé e respeito pelo habitante central da nossa aldeia.


Como se diz na aldeia que S. Brás nos proteja a todos nós e a vós também.


2 comentários:

  1. Que o S.Brás nos proteja a todos.

    As fotos com que ilustras o teu post são bem elucidativas do passar dos tempos... as várias etapas da festa de S.Brás na Barroja, até a imagem do Santo acompanhou a mudança.

    ResponderEliminar