terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vendimar

Numa altura em que a vida nas aldeias se agita com o "reboleition" provocado pelas vindimas, achei por bem "vendimar" o meu quintal o tal Barrojal, claro que eu também não fuja da tradição e a minha produção resume-se (ou talvez não), numa produção colorida da qual depende o aspecto final. Bom isto é todos aqueles que já "vendimaram" já estão a imaginar do que eu estou a falar ( ou talvez não) os outros não fazem ideia do que falo (ou será que fazem?).

Vamos ilustrar...
Uvas Brancas(vinho Branco)


Uvas com pó(vinho com pé)

Uvas tintas (vinho tinto)






Uvas verdes(vinho verde)

Toda esta variedade (uva de mesa, touriga nacional, trincadeira, aragonês...) é o comum, todos estamos habituados, melhor ou pior surrapa qualquer loja da especialidade vende, mas a jóia da coroa trata-se de uma produção do meu Barrojal (não precisam de correr pois a patente está registada), apresento-vos em primeira mão (ou melhor em duas mãos , a direita e a esquerda, devido ao seu tamanho) o primeiro cacho de uva geneticamente elaborado, que devido ao elevado sol que bate no meu quintal após a chuva do inverno permite alterar ao nosso gosto toda a produção e assim temos o chamado MULTICACHO, em inglês o MUTOCASH,ou em espanhol o MULTOCOXE,claro que isto já prevendo o mercado da exportação (neste caso o exportacacho),vamos ilustrar...



Explicando o Multicacho, como se pode observar pela imagem já é possivel ter num só cacho a produção branca, tinta, verde, Rose e claro devido as particularidades únicas do sol do meu quintal e a transformações agrícolas que sofreram os terrenos onde se encontra esta cepa também é possível no mesmo cacho produzir a chamada passa... passa de uva , que são aqueles baguinhos secos e que são muito procurados para as badaladas (aquela tradição da passagem de ano) as doze passas. Evidente que isto se trata de uma produção que qualquer um se passa é a evolução meus amigos isso de uvas brancas para um lado e pretas para outro, já era... agora passe a publicidade desenvolva você também na sua Horta o Multicacho.


Adeus amigos, até outras vendimas, pois não posso convidar para um copo que o vinho ainda não ferve (levedar).

Até sempre

1 comentário:

  1. Até às podas que as vindimas estão feitas...

    Bem o que para ai vai.Estou impressionada com a variedade de castas que vai no teu Quintal=Barrojal.
    Quando fizeres a poda guarda-me umas varas para plantar.

    Estou a pensar seriamente em te convidar para a proxima colheita, na Barroja. Sim só lá faltas-te tu para compor o ramalhete.

    Como me lembro da vindima na Barroja há alguns anos atrás: o Vale da Anelha, o Vale das Silveiras, a Lovadia e até a Madanela, lembras-te?
    Saudades!!!

    ResponderEliminar